Investigação Renascença “Pegada Digital” vence prémio Gazeta Multimédia

Esta é a quarta vez que a Renascença é distinguida com um prémio Gazeta Multimédia

O trabalho “Pegada Digital”, publicado em abril de 2022 pela Renascença, foi distinguido com o prémio Gazeta Multimédia, atribuído pelo Clube de Jornalistas.

A Reportagem é da autoria da Jornalista Inês Rocha e tem como centro nevrálgico a forma como os dados dos consumidores são tratados por empresas e entidades do Estado, incluindo oito peças com texto, fotografia, ilustração e música original, numa investigação que implicou o contacto com 70 entidades.

Para que isto fosse possível Inês Rocha fez o download da sua própria vida para perceber o que as empresas guardam sobre os consumidores e até onde nos pode levar a nossa pegada digital, numa investigação que levou mais de um ano, o que nas palavras de Inês Rocha “é um tempo muito difícil de conseguir hoje em dia nas redações, por isso é um prémio muito especial”.

O grafismo, ilustração e infografia de “Pegada Digital” são da autoria de Rodrigo Machado, o design e desenvolvimento de João Antunes, a imagem é de Inês Rocha, Núria Melo e Joana Gonçalves, a edição de som e música original é de Luís Sanfins e a coordenação editorial de Joana Bourgard, Sílvio Vieira e Maria João Cunha.

De salientar que esta reportagem foi premiada também este ano com uma menção honrosa Jornalismo que Marca da Centromarca.

Esta é também a quarta vez que a Renascença é distinguida com um Prémio Gazeta Multimédia, tendo sido premiada anteriormente em 2017, 2016 e 2015.