Renascença lidera rádios informativas com a confiança de 73,5% dos portugueses

O valor conseguido pela Renascença é superior ao da TSF (72,6%), ao da RDP Antena 1 (71,3%) e ao da Rádio Observador (69,9%).

Renascença reúne 73,5% de confiança dos portugueses no Reuters Digital News Report 2023 (Reuters DNR 2023), um resultado que coloca a Renascença na liderança das rádios informativas, à frente da TSF (72,6%), da RDP Antena 1 (71,3%) e da Rádio Observador (69,9%).

Este é o 12.º segundo relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o 9.º relatório a contar com informação sobre Portugal, em que participam 46 países.

O OberCom – Observatório da Comunicação, enquanto parceiro estratégico, colaborou com o RISJ na conceção do questionário para o mercado português, bem como na análise e interpretação dos dados.

De notar que para além de estar à frente da TSF, Antena 1 e Rádio Observador em 2023, no indicador da Confiança, a Renascença tem vindo a estar sempre à frente da Antena 1 (uma das suas principais concorrentes no que toca a informação) desde 2019, no que ao indicador Consumo de notícias diz respeito.

Este ano o Reuters Digital News Report explorou ao detalhe temáticas noticiosas como a crise inflacionista e o papel dos media na compreensão dos temas económicos, a importância do serviço público de media, algoritmos e editorialização na descoberta de notícias, criticismo aos media na esfera pública e a qualidade da participação na discussão pública.

A Renascença apresentou na passada semana uma nova programação e posicionamento – “Música para sentir, Informação para decidir” – assente na importância da informação de confiança que a rádio oferece aos portugueses.

Segundo Pedro Leal, Diretor Geral de Programação da Renascença, estes resultados agora divulgados mostram que o trabalho de muitos anos a construir uma marca assente na informação de confiança é reconhecido pelos portugueses, e confirma o nosso propósito.

Renascença

Música para sentir, informação para decidir