“Nos Bastidores do Tik Tok” ganha menção honrosa nos prémios “Os Direitos da Criança em Notícia”
Prémios, que distinguiram a Jornalista Renascença Daniela Espírito Santo, foram atribuídos na passada quarta-feira, dia 7 de junho, no Teatro da Trindade

A Reportagem Renascença “Nos Bastidores do Tik Tok” recebeu esta semana a menção honrosa da 9ª edição do Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança”, promovido pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e Jovens”.
A investigação jornalística é assinada pela Jornalista Renascença Daniela Espírito Santo e expõe o trabalho escondido dos moderadores de conteúdos da rede social Tik Tok, que arriscam a saúde mental para garantir que o pior da Internet fica de fora dos nossos ecrãs e, sobretudo, longe dos olhos das crianças.
Para realizar este trabalho, a jornalista Daniela Espírito Santo falou com um moderador de conteúdos do TikTok, sob anonimato, num testemunho raro. A Jornalista da Renascença abordou também especialistas em redes sociais, psicologia, direitos das crianças e redes sociais, bem como o próprio TikTok.
A distinção foi recebida na passada quarta-feira, dia 7 de junho, no Teatro da Trindade, e incide sobre uma reportagem rádio e cinco peças com texto, ilustrações, gráficos e vídeo.
O prémio, que surge de uma parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e jovens e tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, distingue trabalhos jornalísticos publicados em Portugal que “tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva, à luz da Convenção Sobre os Direitos da Criança”.
Daniela Espírito Santo já tinha vencido o Grande Prémio Renascença, do Prémio Jornalismo Jovem, com o mesmo trabalho.
Esta é já a terceira distinção que o Jornalismo da Renascença recebe em menos de duas semanas, atestando o seu prestígio e relevância na sociedade.
Renascença
Música para sentir, informação para decidir
Os prémios mais recentes do Jornalismo Renascença:
- Prémio de Rádio Artur Agostinho (Clube Nacional de Imprensa desportiva) – Carlos Dias, Jornalista e editor de Desporto da Renascença
- Menção Honrosa Prémios “Jornalismo que Marca” Centromarca – Investigação “Pegada Digital” – Jornalista Inês Rocha
- Menção Honrosa Prémios “Os Direitos da Criança em Notícia” (Fórum sobre os Direitos das Crianças e Jovens) – “Nos Bastidores do Tik Tok” – Jornalista Daniela Espírito Santo