
2.ª Conferência Bola Branca dominou a agenda desportiva
- Mais de 20 oradores debateram a convite da Renascença o Talento, a Ética e a Igualdade no desporto
- 15 Meios de Comunicação presentes
- 31 repórteres presentes
- Vários diretos e reportagens ao longo do dia para televisões, sites e redes sociais

A 2ª Conferência Bola Branca dominou, esta segunda-feira, a agenda noticiosa desportiva. Uma Conferência dedicada ao “Talento, Ética e Igualdade no Desporto” promovida pela Renascença e o IPDJ.
Na sessão de abertura, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia,do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o Presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, o administrador do Grupo Renascença Multimédia, José Luís Ramos Pinheiro, deu as boas vindas a todos os participantes e explicou o motivo da escolha das temáticas “Os temas que escolhemos são muito importantes para a juventude, para oferecermos outras perspetivas de comportamento, de visão, de mentalidade, que são muito importantes para o futuro”.
Também Vítor Pataco, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), fez questão de criticar os “comportamentos desviantes” que “preenchem os ecrãs das nossas televisões, que preenchem as nossas ruas”, que considera “reprováveis” e acontecem com “frequência muito acentuada”.
tema da igualdade foi oficialmente inaugurado por João Paulo Correia. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto acredita que há muito trabalho a fazer pela igualdade de género no desporto. No discurso de abertura da 2.ª Conferência Bola Branca, o representante do Governo com a pasta do desporto acredita que “ainda falta muito tempo” para que clubes sejam presididos por mulheres. “O número de praticantes femininos tem crescido muito, mas é nas lideranças que se fazem as mudanças. Quanto tempo falta para que o nosso clube de preferência seja presidido por uma mulher? Se conseguirmos responder a esta pergunta, vamos ter a perceção que falta muito tempo para lá chegar”, afirma. João Paulo Correia também aproveitou a sua intervenção na conferência para garantir que o Governo vai apertar com as SAD, com novos critérios para entrada de investidores nas sociedades desportivas a serem conhecidos.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes anunciou, em primeira mão na Conferência Bola Branca que o investimento no futebol feminino vai ser duplicado. “É o tempo certo para clubes e marcas investirem”, defendeu, garantindo que temos assistido, em Portugal, a uma “revolução silenciosa no feminino” e que a FPF quer corresponder com maior investimento. “Anuncio que, no orçamento da FPF, ficou decidido que vamos duplicar o apoio ao futebol feminino. As seleções passam por um investimento de quatro milhões. Os clubes, em especial os da I Liga, terão apoio de dois milhões. É um aumento que ronda os 100% nos dois casos”.

Pedro Proença, Presidente da Liga de Clubes, aproveitou o seu discurso na sessão de abertura para apelar à redução da carga fiscal sobre os clubes de futebol, de forma a potencial a retenção de talento. O presidente da Liga de Clubes acredita que é necessário “capacitar os clubes para competirem com os principais concorrentes internacionais”. Proença também confirmou que tem trabalhado com o Governo na elaboração do novo regime das SAD.
O primeiro painel do dia versava sobre a primeira temática em destaque:
Talento. Como descobrimos e o que fazemos com ele? Moderado por Luís Aresta, contou com os contributos de Raquel Sampaio, agente FIFA, Vítor Pardal, coordenador nacional das unidades de apoio ao alto rendimento na escola, e Paulo Noga, diretor scouting da formação do Sporting.
A primeira entrevista do dia colocou frente a frente o jornalista João Fonseca e Luís Mendes, vice-presidente de administrador da SAD do SL Benfica. Naquela que foi a sua primeira grande entrevista, o novo vice-presidente dos benfiquistas falou da atual gestão e das expectativas futuras do clube, que “tem todas as condições para ser campeão”. Entre outras questões, Luís Mendes salientou que o Benfica retirou o “máximo de rendimento desportivo” de Grimaldo e que o clube “não pode sair prejudicado pela centralização de direitos” televisivos.
Novo debate, nova temática: Igualdade. Como a conquistamos e desenvolvemos no Desporto? O jornalista e Editor Desportivo da Renascença, Carlos Dias, conversou com Leila Marques, vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Susana Feitor, presidente da Fundação do Desporto e ex-atleta olímpica, e Mónica Jorge, diretora da Federação Portuguesa de Futebol.

Seguiu-se a entrevista da jornalista Inês Braga Sampaio ao selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, que seguiu a linha de pensamento de Mónica Jorge e anunciou o objetivo de passar aos oitavos de final do Campeonato do Mundo, que Portugal vai participar pela primeira vez. Francisco Neto incentivou ainda as jogadoras “a não guardarem sempre que se sentem desconfortáveis” e usarem a plataforma de denúncia anónima da FPF quando há casos de abusos.
Depois do almoço, o antigo selecionador português e da Coreia do Sul, Paulo Bento e Paulo Jorge Pereira, selecionador de andebol, estiveram à conversa com a moderação de José Barata sobre talento e as expectativas em relação à formação de novos jogadores.
Rodrigo Cavaleiro, presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à violência no Desporto, Duarte Gomes, antigo árbitro e membro do Conselho Nacional do Desporto, e José Miguel Sampaio e Nora, presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, debateram o problema da ética no desporto, com olhar especial para a cultura desportiva e a crescente violência no futebol.
Dos relvados para o alcatrão, sobre rodas, Miguel Oliveira, um dos cabeças de cartaz do painel, conversou com o Rui Viegas e explicou que ainda acredita no título de campeão mundial de MotoGP esta época. Ainda lesionado depois de um início de época acidentado, o piloto de Almada não tem a certeza quando voltar. “A lesão no ombro não tem recuperação fixa a nível de tempo, isso comporta que não consiga ter uma certeza de quando voltar. A prioridade é voltar a 100%. Se tiver que demorar mais tempo do que as cinco/seis semanas que estão previstas, assim será”, referiu.

Já perto do fim da tarde, o jornalista Sílvio Vieira moderou o último painel. O tema em discussão foi o que está a mudar no futebol, com o treinador do Casa Pia, Filipe Martins, e os jogadores Francisco Geraldes, do Estoril, e Kika Nazareth, do Benfica e jogadora da seleção nacional. Os três trocaram ideias sobre o crescimento do futebol feminino, a crescente influência da tática e dos números no treino.

“Temos de ter tempo para crescer, mas temos jogadores no máximo. Passo a passo podemos sonhar juntos. É importante ter objetivos claros e o bom trabalho leva a ganhar”, disse. O treinador espanhol reforçou que está muito satisfeito com os jogadores que tem visto e que convocou. “Senti responsabilidade e compromisso por parte dos jogadores, podemos fazer equipa muito competitiva, mas as margens [de ganhar Euro ou Mundial] são pequenas”, acrescentou. O técnico espanhol reforça que “o importante é criar um ambiente de alto rendimento em que todos os jogadores são importantes, não só os do 11 inicial. É isso que faz a diferença num balneário ganhador”.
Roberto Martínez não tem dúvidas: “O grande segredo do talento de Portugal é a formação dos nossos jogadores. Temos 82 jogadores nas cinco grandes ligas europeias”.Por isso, “temos a possibilidade de ter uma equipa muito competitiva. As equipas ganhadoras precisam de experiência, mas também precisamos de jogadores jovens que têm sonhos”.
Tudo o que foi dito na 2.ª Conferência Bola Branca está aqui.