
22 maio 2023, das 9h00 às 18h00
– Francisco Geraldes junta-se ao lote de oradores.
– Objectos históricos do Desporto português em exposição.
Mais dois nomes juntam-se ao debate na próxima Conferência Bola Branca, que se realiza já na segunda-feira, dia 22 de maio, a partir das 9h00, no Auditório da Renascença.
Francisco Geraldes, jogador do Estoril Praia junta-se a mais de duas dezenas de oradores, entre dirigentes, atletas e treinadores, que marcam presença para debaterem questões fundamentais para o desporto, como Talento, Ética e Igualdade.
Numa parceria Renascença e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, ex-jogadores e futebolistas no ativo, treinadores, dirigentes, antigos árbitros e empresários vão debater como se descobrem e desenvolvem talentos no Desporto, como se conquista a Igualdade, como tornar o mundo desportivo mais seguro e o que está a mudar no Futebol.
A 2ª Conferência Bola Branca abre o debate a várias modalidades e atestemunhos de diversos campeões portugueses, que partilharão a sua visão sobre o Desporto em Portugal.
Num cruzamento entre o passado, o presente e o futuro, vários objectos da História do Desporto em Portugal serão revelados ao longo da Conferência. Ao longo de todo o dia, estará exposta uma mostra da coleção do Museu Nacional do Desporto, que conta no seu valioso acervo com mais de 18 000 peças e 60 000 documentos, desde o séc. XVI aos nossos dias.
O Museu Nacional do Desporto zela pela salvaguarda/preservação do património desportivo português, fomentando sua conservação, inventário, documentação, estudo e comunicação. Preserva o presente para memória futura. Compreender o que é o desporto conduz ao reconhecimento do seu valor (patrimonial, educativo, social, cultural, económico, científico) para o indivíduo e sociedade.
A Renascença associa-se ainda à campanha nacional do IPDJ, «Não seja bully de bancada. Não ensine ninguém a ser». Uma campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto que visa sensibilizar para a importância de incentivar as boas práticas, por parte de pais e encarregados de educação, no acompanhamento de crianças e jovens, enquanto estes desenvolvem atividades desportivas reforçando, dessa forma, os valores desportivos e promovendo o combate à violência no Desporto.
No spot da campanha, cinco crianças reproduzem exemplos de discursos ouvidos por aqueles que as acompanham.
O desporto tem de ser fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética e fair-play. Vítor Pataco, presidente do IPDJ, afirma que «a solução tem de começar nas camadas jovens, cujo contexto formador amplia a necessidade de se trabalhar para um ambiente mais saudável».
Dia 22 de maio a 2ª edição da conferência Bola Branca pode ser acompanhada ao minuto online, em direto, nas plataformas da Renascença e do IPDJ.
Entre muitos outros estão confirmadas as presenças de:
Roberto Martínez, selecionador nacional de futebol; Miguel Oliveira, piloto Moto GP; Kika Nazareth, jogadora SLB e da Seleção Nacional Feminina; Filipe Martins, treinador do Casa Pia Atlético Clube; Paulo Bento, treinador de futebol e antigo selecionador nacional de futebol; Susana Feitor, Presidente Fundação do Desporto e ex-Atleta Olímpica; João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e Desporto; Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal; Luís Mendes, vice-presidente e administrador da SAD do Sport Lisboa e Benfica; Paulo Jorge Pereira, selecionador de andebol de Portugal; Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol; Mónica Jorge, Diretora Futebol Feminino da Federação Portuguesa de Futebol e antiga selecionadora nacional de futebol feminino; Raquel Sampaio , Agente FIFA, foi jogadora de futebol e diretora desportiva; Leila Marques, Vice-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Francisco Neto, selecionador nacional feminino; Vítor Pardal, Coordenador Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola; Paulo Noga, Diretor Scouting Formação SCP; Rodrigo Cavaleiro, Presidente Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto; Duarte Gomes, Membro Conselho Nacional do Desporto; José Miguel Sampaio e Nora, Presidente Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
