Turno da Tarde da Renascença em direto do Teatro Nacional São João, no Porto, para o arranque da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II

Quinta, 12 de janeiro, a partir das 16h

Filipa Galrão e Daniel Leitão recebem António Capelo, Carla Maciel, João Lagarto e muito mais

O Turno da Tarde da Renascença vai estar em direto do Teatro Nacional de São João, no Porto, para uma emissão especial que marca o arranque da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II (TDMII).

O Teatro D. Maria II vai entrar em obras de requalificação durante um ano, mas não vai abandonar a sua função de serviço público cultural. Com o edifício do Rossio fechado, propõe-se partir numa odisseia de norte a sul do país, em 93 concelhos de Portugal Continental e Ilhas, com o claro objetivo de trabalhar em regime de coprodução com companhias locais e desenvolver projetos com as comunidades das diversas regiões e com a comunidade escolar, abrangendo todos os ciclos de ensino.

Neste ano tão diferente e marcante para o Teatro Nacional D. Maria II a Renascença faz questão de estar no arranque desta viagem especial, que acontece esta quinta-feira, dia 12, no Porto, no palco do Teatro Nacional de São João.

Entre as 16h e as 20h, Filipa Galrão e Daniel Leitão vão conduzir uma emissão especial do Turno da Tarde, em direto do Teatro Portuense, antecipando a estreia de Casa Portuguesa (a primeira encenação de Pedro Penim enquanto Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II) na cidade Invicta.

Nesta emissão especial vai haver lugar para conhecer alguns dos projetos que vão percorrer o país e dar a conhecer melhor o mundo do Teatro e os bastidores, com muitas entrevistas, reportagens e testemunhos de artistas.

Confirmados no programa estão já os atores António Capelo, Carla Maciel, João Lagarto, entre muitos outros artistas e trabalhadores da área.  As habituais rubricas do Turno da Tarde Sabia Disto? e PopCorner também serão adaptadas à ocasião. Às 16h20 o Sabia Disto? vai recordar alguns dos Teatros Musicais mais famosos de sempre e, às 19h25, no Popcorner vão ser lembrados alguns filmes que se basearam em peças de Teatro.

Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II sublinha que  “A Renascença é rádio parceira do Teatro Nacional D. Maria II desde 2018. Uma parceria consistente e muito relevante para nós. Faz, por isso, todo o sentido termos a Renascença connosco, não apenas no arranque da Odisseia Nacional, mas ao longo de todo o ano de 2023, apoiando-nos na divulgação de um dos projetos mais desafiantes para o D. Maria II e que, certamente, será um marco na história deste Teatro.”

O que vai mudar no Teatro Nacional D. Maria II e a programação alargada da Odisseia Nacional podem ser consultados no site da Renascença.