Conferência no CCB, promovida pela Renascença e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Próximo dia 29 de setembro, 09h00 -13h00

Tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa, em agosto de 2023, e conta com a presença do Papa Francisco, a Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promovem uma conferência totalmente dedicada à juventude, dando destaque aos desafios enfrentados pelos mais jovens em Portugal e às políticas de juventude. As das últimas décadas e as que devem ser adotadas num futuro próximo.
Os jovens estão entre os mais afetados pela crise económica provocada pela pandemia, de acordo com o Relatório de 2022 da Comissão Europeia sobre a evolução do emprego e da situação social na Europa (ESDE), mas é deles que depende o futuro do país.
Em Portugal sabemos que, de acordo com o apurado no Retrato «Os Jovens em Portugal, Hoje», de Laura Sagnier, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, esta realidade não é diferente da que se passa na Europa.
O objetivo da Conferência Em Nome do Futuro: Os Desafios da Juventude é debater questões tão práticas como a dificuldade em encontrar trabalho, os baixos salários, a dificuldade em pagar casa e viver independentes dos pais e a possibilidade constituir família. Além disso, serão abordados os desafios que se apresentam atualmente os jovens, como:
- a preocupação ambiental
- as questões de género como fator de desigualdade,
- dificuldade em serem ouvidos,
- ausência de interesse na política,
- saúde mental,
- a preocupação pela imagem que as redes sociais impõem,
- problemas e distúrbios alimentares,
- obesidade e o envelhecimento da população,
- muitas apreensões em relação ao futuro
- falta de oportunidades numa sociedade cada vez mais tecnológica e a pedir constantes adaptações.
Os participantes deverão inscrever-se em www.rr.pt
Já em maio, a Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo como pano de fundo as Jornadas Mundiais da Juventude em 2023, lançaram o Prémio Jornalismo Jovem, com um valor de 8 mil e 500 euros, no total das quatro categorias a concurso.
O concurso destina-se a jornalistas até aos 35 anos e a temática dos trabalhos deve incidir sobre os problemas, desafios e oportunidades que os jovens enfrentam nos dias de hoje.
A apresentação dos trabalhos pode ser feita até dia 12 de outubro.