RENASCENÇA 85 Anos

Papa Francisco envia mensagem de parabéns a ouvintes e colaboradores, e elogia “apostolado do ouvido”

O Papa Francisco enviou ontem, dia 10 de Abril, data de fundação da Rádio Renascença, uma mensagem de parabéns à rádio pelos seus 85 anos.

Em mensagem pontifícia aqui transcrita, o Papa Francisco assinala o octogésimo quinto aniversário da Rádio Renascença.

“Sua Santidade o Papa Francisco saúda cordialmente a polifónica fraternidade que é a Rádio Renascença, na celebração do seu octogésimo quinto aniversário, reconhecido pelo serviço que os seus variados operadores prestam, com alegria e profissionalismo, ao anúncio do Evangelho da unidade e da paz, repartindo «o Milagre palpitante da vida» (Beato Manuel Lozano Garrido) a quantos se sintonizam com a chamada Emissora Católica Portuguesa. Esta vive, por sua natureza, de braço dado com o fascinante ministério da escuta e do anúncio, sabendo que, «na ação pastoral, a obra mais importante é o “apostolado do ouvido”. […] Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade» (Papa Francisco, Mensagem para o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais). Animando-os, pois, a continuarem a ser artesãos do encontro e ouvintes atentos do que sucede em Portugal, na lusofonia e no mundo inteiro, o Santo Padre agradece o discipulado missionário de cada um, lembra ao Senhor quantos trabalharam nesse campo da Messe e, pela intercessão da Imaculada Mãe de Deus, invoca a abundância das graças do Céu sobre todos os operadores e colaboradores da Rádio Renascença, respetivas famílias, ouvintes e benfeitores, ao conceder-lhes a deseja Bênção Apostólica.”

A Renascença, que iniciou as suas emissões a 10 de Abril de 1937, é uma importante referencia da cultura portuguesa. Através das emissões da Renascença, muitos portugueses viveram de forma próxima e ao minuto os momentos mais marcantes da nossa história do último século.

A rádio sonhada e concretizada por Monsenhor Lopes da Cruz tem-se renovado permanentemente e é hoje parte do Grupo Renascença Multimédia, de que também fazem parte a RFM, a MEGA HITS, bem como diversas webrádios e recentemente a nova plataforma multimédia POPCASTS. A plataforma POPCASTS tem por objetivo ser o maior agregador nacional de podcasts e videocasts.

Ao longo deste ano de comemoração que agora se inicia haverá vários momentos especiais que serão anunciados em breve.