Inês Lopes Gonçalves muda-se para a Renascença

https://rr.sapo.pt/2021/06/17/actualidade/ines-lopes-goncalves-a-informacao-e-o-entretenimento-nao-tem-de-estar-de-costas-voltadas/video/275922/

Inês Lopes Gonçalves é a mais recente contratação da Renascença. A partir de quinta-feira, dia 17 de junho, passa a integrar a equipa do programa “As Três da Manhã”. O anúncio aconteceu durante a ação “Três por Todos”, que a Renascença está a realizar no Rossio em Lisboa, num gesto de solidariedade a favor da União Audiovisual.

Este Verão, “As Três da Manhã” reforçam a equipa: as três vão ser quatro, para um programa divertido, próximo e… agradável. 

Inês Lopes Gonçalves é uma das personalidades mais conhecidas da televisão Portuguesa. Assumiu a apresentação do “5 para a meia-noite” na RTP 1, apresenta o “Traz P’rá Frente”, na RTP Memória, e tem protagonizado a co-apresentação do Festival da Canção na televisão.

Na rádio, Inês Lopes Gonçalves esteve até ao momento na Antena 3, mas a sua estreia aconteceu na Renascença, em 2003, como jornalista. Está de regresso para integrar a Equipa do programa “As Três da Manhã”, com Ana Galvão, Filipa Galrão e Joana Marques.

Para Pedro Leal, Diretor Geral de Produção da Renascença “o regresso da Inês é uma excelente notícia. Tendo por base a sua formação jornalística, a sua experiência no entretenimento, as suas capacidades no humor e a simplicidade que imprime na comunicação, a Inês vai ajudar a Renascença a cumprir o seu grande objetivo – estar “a par com o mundo” em todas as suas dimensões, através de uma linguagem contemporânea e direta”.

Inês Lopes Gonçalves vê este regresso à Renascença como “um desafio irrecusável. É um regresso à casa que me formou como profissional de rádio, onde tive a oportunidade e a sorte de aprender com os melhores, e que mistura a sensação acolhedora de um voltar a casa com um tremendo entusiasmo por, ao mesmo tempo, ser tudo novo.”

O regresso da Inês Lopes Gonçalves à Renascença insere-se no esforço de realinhamento do canal com o seu público alvo, e que nos últimos anos passou ainda pela contratação de Ana Galvão, Joana Marques, Júlio Isidro, Daniel Leitão, Carla Rocha, Filipa Galrão e ainda pela renovação da oferta musical e pelo humor com o “Extremamente Desagradável” de Joana Marques, líder no podcast em Portugal.

Um esforço na área da programação acompanhado por uma aposta forte na Informação da Manhã, com edição de Miguel Coelho e de Luis Aresta na Bola Branca, e na da Tarde com edição de Sérgio Costa e de Pedro Azevedo na Bola Branca.

No plano das audiências, a Renascença a lidera o grupo das rádios generalistas e informativas, apresentando uma evolução positiva nos últimos dois anos da Audiência Acumulada de Véspera. O programa “As Três da Manhã” apresenta uma forte subida nos últimos três anos: desde dezembro de 2018 até abril de 2021 aumentou 119 mil ouvintes – de 182 mil para mais de 300 mil ouvintes diários –um crescimento em três anos superior a 65%.