
Os vencedores do projeto Mais Ajuda foram anunciados, ontem, 3ª-feira, no programa “Nunca é Tarde” da Renascença, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. A emissão contou também com a participação de todos os jurados: Diogo Teixeira, COO e co-fundador da Beta-i; Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social; Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal; Luís de Melo Jerónimo, diretor da Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian e Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia.
O Lidl e as rádios do Grupo Renascença Multimédia lançaram o desafio ainda no Natal. Depois de vários meses de rigorosa seleção, o programa de inovação social Mais Ajuda atribuiu um total de 150 mil euros a 6 projetos únicos, que vão fazer a diferença em muitas vidas. Um valor que foi conseguido graças aos ouvintes da Renascença, RFM e MEGA HITS e de todos os que visitaram as lojas do LIDL, durante a campanha. Este resultado mostra como é possível ser solidário e inovador mesmo em tempo de crise.
Foram premiados 3 IPSS de apoio à infância e à juventude e 3 Startups com impacto social, capazes de dar novas respostas a problemas sociais, em áreas tão diferentes como: educação, saúde, ambiente, tecnologia ou integração social.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho elogiou a dimensão inovadora do programa, por premiar IPSS e Startups e fez o paralelo com os apelos do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, muito dirigida às novas gerações. Ana Mendes Godinho deixou também um pedido a todos os cidadãos, para que, se tiverem contributos para dar na área do emprego e da segurança social, enviem as suas ideias para o email do Ministério: propostas.mtsss@mtsss.gov.pt
Os 6 projetos vencedores são:
– O projeto Aprender Mais da Associação Acreditar, que dá apoio educativo a crianças com cancro através do ensino à distância. Já ajudou 40 crianças diretamente e centenas de jovens em comunidade escolar;
– A aplicação Happies da startup da Pixelability é uma ferramenta de rastreio e apoio à terapia da fala. Já foi utilizada por 12 mil crianças.
– A Aplicação Miúdos e Graúdos da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas é uma aplicação móvel que otimiza a busca e localização rápida de uma criança desaparecida. Já está em uso em cerca de 2500 dispositivos;
– O projeto Mutualista com as Crianças da Associação Mutualista Covilhanense quer ajudar cerca de 90 crianças dos 3 aos 10 anos, da Covilhã, em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente.
– A plataforma online Speak junta migrantes, refugiados e locais a viver na mesma cidade. 30 mil pessoas em 25 cidades beneficiam da existência desta comunidade e com a nossa ajuda vai chegar a mais 2 cidades portuguesas;
– O projeto The Inventors, que tem como missão inspirar uma nova geração de “inventores”, com programas educativos que desenvolvem a autoconfiança, curiosidade e competências tecnológicas. Já chegou a 21 mil crianças entre os 4 e os 12 anos.
Os projetos foram selecionados de acordo com critérios de avaliação muito rigorosos: o impacto social do projeto, o seu potencial de crescimento, a equipa, o grau de inovação e a sua sustentabilidade e coube ao Júri do Programa a decisão final.
Graças a todos os que acreditaram e colaboraram para o programa Mais Ajuda, vai ser possível pôr em prática os sonhos de todos os que fazem destes projetos ferramentas para vivermos num mundo melhor.
Muito obrigada aos nossos ouvintes!
Pode ouvir aqui o anúncio dos vencedores na Renascença, no programa “Nunca é Tarde” com a Sónia Santos.