Lisboa será cidade-sede da edição 2020 do Radiodays Europe, evento anual que reúne profissionais e empresas ligadas ao setor da indústria da rádio, foi hoje anunciado no final da edição 2019 em Lausanne, Suíça. O anúncio contou com mensagens do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a congratularem-se pela escolha de Portugal e Lisboa para o evento.
O Presidente da República, recordando os tempos em que também ele foi autor de programas na rádio, afirma que “Portugal e a Rádio têm em comum serem plataformas de culturas, civilizações, continentes e oceanos!”.
O Presidente da Camara Municipal de Lisboa, afirma que “…tal como a Rádio não tem limites, Lisboa é uma cidade aberta ao mundo, tolerante e sem muros, braços abertos à diversidade!”
A CANDIDATURA PORTUGUESA
Portugal apresentou a sua candidatura à realização da Conferência Anual numa ação conjunta dos principais grupos de rádio no nosso país: RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP Africa e RDP Internacional), Media Capital Radios (Radio Comercial, M80, Radio Cidade, Smooth FM e Vodafone FM) e o Grupo Renascença Multimédia (Radio Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim). A escolha da cidade de Lisboa recebeu comentários das três entidades parceiras na candidatura.
“Este é um momento especial para receber o Radiodays. Um momento de reforço da preferência e credibilidade do meio rádio refletidas na última vaga de audiências. A Rádio em Portugal está com os melhores resultados de audiência diária e semanal dos últimos 15 anos. Este é o momento de aproveitar todas as oportunidades que as novas tendências, tecnologias e plataformas permitem. Por isso o Radiodays em Portugal é chave para que os stakeholders nacionais testemunhem a vitalidade do setor”. – RTP -.
“Acreditamos que a realização do Radiodays 2020 em Lisboa pode ser inesquecível. A cidade tem muito a oferecer aos participantes e estes também muito a oferecer à cidade, aos seus profissionais da área da comunicação e não só. Queremos que seja um encontro muito bem vivido por todos, sejam profissionais da rádio, marketeers, agências ou universitários” – Media Capital Rádios – .
“Numa altura em que o consumo de rádio está a subir em Portugal, a realização da Radiodays em Lisboa será uma ocasião única para partilhar paixão e conhecimento sobre o presente e o futuro deste meio tão especial. Uma oportunidade para sintonizar todo o cluster da rádio – profissionais, parceiros, agências, anunciantes, estudantes de comunicação – numa cidade excecional como Lisboa, palco ideal para um evento com a dimensão internacional da Radiodays Europe 2020. – Grupo Renascença Multimédia -.
A candidatura foi vencedora. Durante os próximos 12 meses será tempo de trabalhar a organização do evento e torná-lo num evento memorável para a indústria da rádio a nível mundial. Ao mesmo tempo, por ser em Portugal, será uma oportunidade para que muitos mais profissionais e as empresas ligadas ao sector, se possam envolver e participar.
A CONFERÊNCIA
A Conferência decorrerá de 29 a 31 de Março de 2020 no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Participam mais de 1600 profissionais provenientes de estações de rádio públicas e privadas de mais de 60 países. Da Europa, à América do Norte, América do Sul e Austrália.
Três dias em que são refletidos o presente, evolução e futuro da rádio. Os desafios digitais e a alteração dos tradicionais modelos de negócios com a chegada de novos “players”, as novas plataformas e o mundo dos podcasts. As conferências estão focadas em histórias de sucesso, novos avanços tecnológicos, novas técnicas e tendências na área da produção radiofónica, o jornalismo, a descoberta e formação de talento ou os mais recentes modelos de negócio. Tópicos abordados por mais de uma centena de conferencistas, especialistas e produtores de rádio premiados, com visões que influenciam o futuro da indústria. O evento conta também com a presença de mais de 60 empresas que expõem os seus serviços e tecnologia.
A primeira Radiodays Europe realizou-se em 2010 em Copenhaga, numa colaboração nórdica entre grupos públicos e privados da Suécia, Noruega e Dinamarca, que tinham antes uma conferência de rádio conjunta. A partir de 2012, o Radiodays Europe começou a sua itinerância, com a sede escolhida em Barcelona. Em 2013 foi a vez de Berlim. Depois Dublin em 2014, Milão em 2015, Paris em 2016, Amesterdão em 2017, Viena em 2018 e Lausanne em 2019.
PARCEIROS
Uma chave para o sucesso da Radiodays Europe é o diálogo com as estações de rádio e demais “stakeholders” da indústria em toda a Europa. O RDE é apoiado por uma ampla gama de organizações como a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que reúne as estações públicas, a AER que reúne as rádios privadas, a EGTA (das agências europeias). Outros parceiros têm membros fora da Europa, como PMA (Public Media Alliance), AIBD (Ásia-Pacífico), WorldDAB e Radiodays Africa.
ORGANIZAÇÃO
A entidade organizadora do Radiodays Europe é a “Association Radiodays Europe”, organização sem fins lucrativos com o único propósito de organizar a conferência de rádio anual. Fundada pelas emissoras públicas SR, DR, NRK e YLE, elas formam a administração da associação. O presidente do Conselho de Administração é Jan Petersson, Diretor de Estratégia da Radio Pública Sueca. É supervisionada por Anders Held, também da Sveriges Radio, a par do comité executivo composto por Rosie Smith, do Reino Unido, Frederik Stucki da Suíça e Peter Niegel da Dinamarca.