O Grupo Renascença Multimédia acaba de instalar novos emissores de última geração, das rádios RENASCENÇA e RFM, no centro emissor de Monsanto, que serve a Grande Lisboa.
Esta mudança é o resultado da estratégia de inovação tecnológica do Grupo, permitindo assegurar a constante atualização e implementação de condições técnicas, que permitem melhorar a qualidade e a fiabilidade da escuta das suas rádios.
Neste local foram instalados três emissores de 10 KW num conceito de N+1*, permitindo desta forma assegurar as emissões da RENASCENÇA e da RFM sem qualquer perda de eficácia, mesmo em circunstância de avaria de algum componente.
Tratando-se de equipamentos de última geração que proporcionam a obtenção de uma eficiência energética superior a 70% (através da utilização de tecnologia LD-Mosfet), o Grupo Renascença Multimédia conseguirá também assim uma significativa redução nos custos de exploração.
Todo o sistema é controlado remotamente, a partir do equipamento de telemetria instalado.
O Grupo Renascença Multimédia vai estender progressivamente esta renovação a outros importantes centros emissores das suas redes, com o intuito de assegurar a permanente melhoria da qualidade de difusão das rádios.
*Sistema N+1 – agrupamento de “n” emissores (neste caso 2) com um emissor de reserva que entra automaticamente em serviço em caso de anomalia dos emissores em funcionamento.