Inauguração da Sede do Grupo Renascença Multimédia junta as mais altas individualidades nacionais

foto estudio inauguração 3 entidadesMarcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues e António Costa presentes no arranque oficial das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia que foram benzidas por D. Manuel Clemente, na presença de numerosos Bispos de Portugal, líderes partidários e representantes da sociedade civil.
 
A inauguração da nova sede do Grupo Renascença Multimédia, esta sexta-feira, dia 13 de maio, deu origem a um momento histórico  e inédito num meio de comunicação, com a presença em simultâneo, no estúdio da Renascença, do Presidente da República, do Presidente da Assembleia da República, do Primeiro-ministro e do Cardeal Patriarca de Lisboa.

Nesta entrevista Marcelo Rebelo de Sousa classificou estas instalações como excecionais e acrescentou “Está de parabéns a equipa por este salto e está de parabéns Portugal, porque Portugal deve imensíssimo à Rádio Renascença. São milhões de portugueses ao longo de quase 80 anos a agradecer à Renascença”.

António Costa referiu que as novas instalações são um “local inspirador para a qualidade do trabalho, para a palavra, música, cultura e para a fé que levam a cada um dos vossos ouvintes”.

Ferro Rodrigues mostrou-se emocionado recordando o facto de o pai ter feito rádio na Renascença.

D. Manuel Clemente reforçou que a Renascença “é um acontecimento nacional. A presença aqui das três figuras maiores do Estado é significativa do papel que a Renascença tem.”

Antes, na sessão solene, conduzida pela animadora da RFM Joana Cruz, foram benzidas as novas instalações pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, seguindo-se o descerramento de uma placa comemorativa.

O Papa Francisco enviou a sua bênção que foi transmitida através do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato. Nesta mensagem o Papa Francisco agradeceu a todos os que  tornaram possíveis as novas instalações da Renascença e, sublinhando o seu papel integrador, deu a sua bênção aludindo à proteção de Nossa Senhora de Fátima, cujas aparições se celebraram neste dia.

O Presidente do Conselho de Gerência, Cónego João Aguiar Campos, agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na realização do sonho de novas instalações, reconheceu o apreço e o trabalho de todos os funcionários ao longo destes 80 anos e justificou a necessidade de renovar as condições para o cumprimento da missão, respeitando a herança do grupo e preparando-o para os desafios do futuro.

Para além das três mais altas figuras do Estado, participaram também Pedro Passos Coelho e a líder do CDS, Assunção Cristas, Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, Gonçalo Reis, presidente do conselho de Administração da RTP e Paulo Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da Confina. Alguns nomes ligados à história da casa como António Sala, Ribeiro Cristóvão e Fernando Magalhães Crespo também fizeram questão de estar presentes.

De seguida os convidados visitaram os novos estúdios da Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio SIM.

A inauguração oficial das novas instalações marcaram, precisamente, o arranque das comemorações dos 80 anos da Renascença.

Os canais RENASCENÇA, RFM, MEGA HITS e RÁDIO SIM, assim como a a INTERVOZ e a promotora GENIUS Y MEIOS estão já a trabalhar no novo edifício, situado na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa, que é também a sede da LAR/ Clube Renascença.

 

A RÁDIO DE OLHOS POSTOS NO FUTURO – O QUE MUDA NO NOVO EDIFÍCIO

Salto Digital

Digitalização total dos estúdios da Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio SIM tirando partido do áudio sobre IP – todo o áudio é transmitido por simples cabos de Rede. A único cabo de rede podem chegar até 64 áudios diferentes através do protocolo DANTE.

Estúdios

Integração total dos estúdios da Renascença, RFM, MEGA HITS e Rádio SIM – Construção de uma rede estruturada de sistemas que permite que todos os estúdios possam agora a funcionar num sistema integrado, flexível, mutável e adaptado a qualquer necessidade de qualquer uma das 4 rádios.

Construção de um sistema de comutações automáticas programadas que permite a inversão de programas e a alarmística por falta de áudio.

1 UPS com autonomia mínima de 1 hora a 100% para garantir o funcionamento dos estúdios em caso de corte de energia prolongado.

Digitalização total das mesas de mistura com centralização de todas as fontes sonoras.

Híbridos telefónicos Digitais com tecnologia HD Voice – melhor qualidade de som das chamadas telefónicas colocadas “no ar”.

Tratamento Sonoro e Acústico

Todos os estúdios da Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim foram alvo de um estudo acústico que permitiu um isolamento e tratamento sonoro na casa dos 50 DB’s para o exterior, permitindo a convivência de estúdios de rádio sem qualquer interferência.

Rede Informática

Renovação de toda a rede informática estruturada com uma velocidade de dados 10 vezes maior que a das antigas instalações – 1 Giga.

Software de monotorização do tráfego que permite resolver de imediato quaisquer constrangimentos na transmissão de dados.

Rumo a um futuro sustentável

Sistema GTC – Gestao Técnica Centralizada – Toda a iluminação do edifício, bem como os ares condicionados, pode ser programada para ser desligada automaticamente a uma determinada hora –

Gestão inteligente e eficácia do consumo de energia.

Uso exclusivo de Luz Led.

Em caso de falha de energia a iluminação pode ser reduzida a 30% para dar tempo ao gerador recuperar.

Segurança

Sistema CCTV – Câmaras de vigilância externas e internas em todo o edifício

Sistema SADIR – Sistema de deteção e extinção automática de incêndios, autoinstrução através da instalação de vídeo vigilância e saídas de emergência.

Controlo de acessos através do sistema biométrico (REDIF) e através de cartões de proximidade.

Auditório

Construção de um Auditório o dobro da capacidade de anterior – Agora pronto a receber 100 pessoas.

Sistema de iluminação cénica Led robotizado

Visual Radio

Sistema de câmaras robotizadas nos estúdios, com sistema de realização automática interligada aos sistemas de automação de rádio.

Design de Futuro

Os estúdios são dotados de um design único, com paredes de vidro que permitem um diálogo e integração do exterior no interior.

Auditório com linhas de design clean e em linha com a modernidade.

 

HISTÓRIA DA QUINTA DO BOM PASTOR

Construída em 1756, a Quinta do Bom pastor (que contemplava um Palacete), foi cedida ao Patriarcado de Lisboa, pela Câmara Municipal de Lisboa, em Novembro de 1961. Foi residência do Cardeal D. Manuel Cerejeira entre 1967 e 1975.

Em 1967 foi construído um novo edifício, que agora foi totalmente remodelado para receber as novas instalações Sede do Grupo Renascença Multimédia, preservando a Capela original.

Um projeto original de Formosinho Sanches, arquiteto de referência do Movimento Modernista Português, trata-se de uma quinta histórica integrada no plano de pormenor de Calhariz de Benfica, junto do Aqueduto das Águas Livres.

Números:

29 mil metros quadrados.

4 mil metros  quadrados de área de construção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *