Na entrevista exclusiva à Renascença, o Papa Francisco aborda os principais temas da actualidade. Francisco pronuncia-se sobre o drama dos refugiados, a crise e o lugar da Europa, a corrupção e sobre a economia.
Na entrevista, a Aura Miguel, o Papa aborda ainda os temas que vão estar em discussão no Sínodo da Família, de Outubro e sublinha a necessidade de a Igreja sair de si mesma.
Sobre a crise na Europa, diz o Santo Padre que a crise vai ser ultrapassada e que tem esperança nos jovens políticos e na capacidade da Europa se reconverter. O Papa Francisco identifica o problema da corrupção, não só na Europa, mas no mundo inteiro, como um indicador do “baixo nível moral”, mas aponta a nova geração de políticos como agentes da mudança. “Eu tenho confiança nos políticos jovens. Os políticos jovens tocam outra música.”
Mostrando-se preocupado com o problema da natalidade, causado, na sua opinião, pela primazia da “cultura do bem-estar”, o Papa Francisco acredita que “o grande desafio da Europa é voltar a ser a Mãe Europa”.
Sobre os refugiados, o Papa Francisco acredita que a crise atual é “apenas a ponta do icebergue”. Diz o líder da Igreja Católica: “debaixo dele, está a verdadeira causa; e a causa é um sistema socioeconómico mau e injusto, uma sociedade e uma classe política que não põem o ser humano no centro”.
Na entrevista a Aura Miguel, o Papa Francisco falou ainda do lugar da Igreja e diz que “uma Igreja que não sai mantém Jesus preso, aprisionado”. Receia que a Igreja se feche em si e não seja missionária. Diz mesmo que “entre uma Igreja doente e uma Igreja acidentada” prefere a “acidentada”.
Sobre o sínodo da família, marcado para Outubro, o Papa sublinha que “as pessoas que vivem uma segunda união não estão excomungadas e têm de ser integradas na vida da Igreja”.
No final, o Papa Francisco reitera a intenção de visitar Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima.
A entrevista pode ser ouvida e lida na íntegra (também com uma versão em Inglês) no novíssimo site da Renascença.
O novo site que congrega vídeo, texto e áudio, pretende ser uma plataforma da Renascença que simplifica o acesso a todos os conteúdos, para todos os utilizadores, em todos os momentos, em todos os locais e em todos os equipamentos.
Imagens para descarregar: http://we.tl/qKMLI0XKdz
Créditos: L’Osservatore Romano
|