Numa iniciativa pioneira, a Renascença está a acompanhar a eleição do novo Papa através de uma emissão transmediática, em directo e em simultâneo na Rádio, na internet, na Web TV, Renascença V+ e nas redes sociais. É, assim, possível ver e ouvir o que está acontecer na rádio, na Praça de S. Pedro e no interior do Vaticano. Tudo em simultâneo e incorporando o que as pessoas perguntam através das redes sociais.
Trata-se, por isso, de uma operação transmediática, com um acompanhamento transversal de um acontecimento, numa emissão conjunta e interactiva entre os meios tradicionais e digitais.
Através desta emissão transversal é possível acompanhar, ao minuto, no site da Renascença, reportagens especiais e as últimas notícias a partir de Roma; assistir ao directo vídeo dos principais acontecimentos a decorrer no Vaticano e também aos debates que decorrem na antena rádio da Renascença. Trata-se de um directo simultâneo e interactivo, em que os comentadores respondem às dúvidas e questões dos ouvintes e cibernautas.
Além dos directos em simultâneo nas várias plataformas, desde o início do Conclave, às horas da votação dos Cardeais, a Renascença V+ transmite um directo vídeo da chaminé da capela Sistina, de forma a captar o momento da saída do fumo, branco ou preto. Caso o fumo seja branco, inicia-se de imediato uma emissão especial num simultâneo Rádio, internet, Web TV Renascença V+ e redes sociais, para se assinalar a eleição do novo Papa.
“A Renascença está em todas as plataformas, mas desta vez em simultâneo, o que comporta uma característica de novidade na forma como se transmite a informação aos ouvintes, e cibernautas. Trata-se de uma emissão verdadeiramente transmediática, sempre com a qualidade e credibilidade da informação que lhe é reconhecida”, refere Pedro Leal, Director Adjunto de Informação da Renascença, responsável pela área de multimédia.