O site da Renascença está nomeado para o Prémio de Excelência Geral em Ciberjornalismo, a par do Jornal de Notícias e do jornal Público. ARenascença venceu esta categoria em 2010 e em 2011. A iniciativa é promovida pelo Observatório de Ciberjornalismo da Universidade do Porto e os vencedores serão conhecidos a 7 de Dezembro.
Além desta categoria, a Renascença tem mais cinco nomeações. Na categoria de Última hora, o trabalho desenvolvido quando Pedro Passos Coelho anunciou a Portugal mexidas na Taxa Social Única, medida que acabou por não avançar, foi nomeado pelo júri. No dia do anúncio, a Renascença desenvolveu um simulador que mostrava que as perdas líquidas com a medida eram superiores a um salário e possibilitava que qualquer pessoa fizesse as suas contas.
O trabalho da Renascença “O Fim da Linha” está nomeado na categoria de reportagem multimédia e retrata um Portugal que perdeu 600 quilómetros de linha ferroviária.
Ainda na mesma categoria de reportagem multimédia, o júri nomeou “As Pessoas Não São Números“, da Renascença. O trabalho aborda um dos maiores problemas de Portugal – o desemprego – em histórias reais que abordam cinco perspectivas sobre o desemprego.
As outras duas nomeações da Renascença são na categoria de videojornalismo online. A Renascença foi a uma escola pública ouvir diagnósticos e possíveis caminhos para sair da crise através das vozes de crianças de nove anos. “Quem Seremos Depois da Crise?” é o resultado interpelador.
“Os Dias no Mar” está igualmente nomeado na categoria de videojornalismo online. Durante uma semana, a Renascenca acompanhou a vida a bordo do veleiro Santa Maria Manuela, numa viagem entre o norte de França e Lisboa. A aventura retrata os desafios, as dificuldades, mas também o encanto dos dias no mar.
Neste momento, está em curso uma votação online, aqui. Os vencedores da 5ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo são anunciados durante o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realiza na Universidade do Porto nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2012.