Renascença encerra as comemorações dos 75 anos em Fátima

O Encontro Anual da Conferência Europeia de Rádios Cristãs nos próximos dias 10, 11 e 12 de Outubro, em Fátima, e a Peregrinação Internacional Aniversária, presidida por D. José Policarpo, dia 13 de Outubro, encerram um grande ano de celebrações e eventos, para comemorar os 75 anos da Renascença.

Para assinalar a efeméride, a Emissora Católica Portuguesa criou diversas iniciativas, de carácter religioso, social e cultural, que reforçam o papel insubstituível da Renascença no panorama mediático em Portugal.

Esse mesmo reconhecimento levou o Presidente da República a atribuir o título de Membro Honorário da Ordem de Mérito à Renascença, primeiro órgão de comunicação privado a ser condecorado, elogiando a capacidade para “conciliar duas exigências nem sempre coincidentes”: “a adaptação ao ritmo vertiginoso do tempo” e a “preservação da sua matriz fundadora e da sua marca identitária”.

Em dia de aniversário, a rádio andou pelas ruas de Lisboa, com uma emissão especial num estúdio móvel e realizou uma Sessão Solene na Universidade Católica, com a presença de muitas figuras da vida pública portuguesa. Dois grandes concertos, no Porto e em Lisboa, levaram 23 mil pessoas a festejar o aniversário da Renascença e a música de Rui Veloso, Dulce Pontes e James no Estádio do Bessa, bem como as vozes de José Carreras e Carminho no Pavilhão Atlântico.

Neste ano de comemorações houve espaço para debates alargados e entrevistas, o colóquio “O meio rádio e os 75 anos da Rádio Renascença”, o lançamento do livro “Renascença 75 Anos”, sem esquecer o Vinho Quinta do Côtto 75 anos Renascença ou a lotaria comemorativa dos 75 anos da Renascença. A sensibilização ambiental e as questões da sustentabilidade estiveram na origem da plantação de 75.000 árvores, projecto conjunto da Renascença, Rock in Rio-Lisboa e Oryzon Energias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *