Renascença assinala 75º aniversário com emissão ao vivo pelas ruas de Lisboa

Dia 10 de Abril é dia de festa! A partir das 7 da manhã, a Renascença vai andar num estúdio móvel a circular pelas ruas mais movimentadas de Lisboa para assinalar os seus 75 anos junto dos ouvintes.

Para além dos animadores e jornalistas da Renascença, alguns convidados muito especiais vão entrar e sair do estúdio móvel ao longo do dia para dar os parabéns à Renascença:

  • Luís Figo, Carminho, António Sala, Roberta Medina, Miguel Ângelo, Rita Guerra, Luís Represas e Mafalda Veiga e as vozes de estação Ricardo Carriço e Elisabete Caixeiro… entre outros.

Entre as 7 e as 10h, as Manhãs da Renascença, com o Paulino Coelho e a Isabel Pereira, vão ter uma emissão especial nos acessos a Lisboa acompanhando o trânsito nas principais entradas de acesso à cidade.

  • No noticiário das 9h, o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que tutela a Comunicação Social, é convidado para uma entrevista em directo.  

A partir das 10h e até às 12h, a Sónia Santos vai circular pelo centro da cidade, passando pelo Parque da Bela Vista onde Roberta Medina irá acompanhar a visita de Luís Figo à Cidade do Rock. Segue-se um noticiário especial, a partir do Café Vianna em Braga, com os jornalistas Anabela Góis e Ricardo Conceição, sobre a importância da Renascença como promotora das regiões do país e da descentralização. Realce para a entrevista ao presidente da associação empresarial AlMinho e para o debate sobre as novas tecnologias e o futuro da rádio com os professores universitários Pedro Portela e Luís Santos. 

Entre a 13 e as 18h a emissão volta a estar em directo do estúdio móvel conduzida pelo Carlos Bastos (das 13 às 15h) e pelo António Freire (das 15h às 18h). Pelas 18h15 a Bola Branca passa os áudios históricos do programa de desporto mais ouvido da rádio portuguesa, com entrevista a Ribeiro Cristóvão.

Ao final da tarde, as comemorações do aniversário da Renascença continuam. Às 18h30 haverá uma Sessão Solene na Universidade Católica, em Lisboa, presidida por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Serão também oradores serão o Presidente do Conselho de Gerência da Renascença, João Aguiar Campos, e o reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz. O evento contará com a presença de figuras conhecidas da sociedade portuguesa e com a apresentação do livro Renascença 75 anos, com contributos de personalidades da vida cultural, empresários, políticos, bispos e Sua Santidade, o Papa Bento XVI.

A fechar a emissão, na Edição da Noite, Graça Franco modera o debate com os presidentes da Fundação Gulbenkian, Rui Vilar, da Fundação Oriente, Carlos Monjardino e da Fundação Luso-Americana, Maria de Lurdes Rodrigues. Uma conversa centrada no mote das comemorações dos 75 anos da Renascença – 75 anos a acreditar em Portugal,  razões para continuar a acreditar num futuro melhor para o nosso país.

One thought on “Renascença assinala 75º aniversário com emissão ao vivo pelas ruas de Lisboa

  1. José Carlos Azevedo diz:

    A memória coletiva é um tesouro que o povo deve preservar e na memória deste país está sem dúvida a Rádio Renascença pela importância que teve em fases dificeis da nossa História recente. Na minha memória pessoal estão boas recordações do que vivi levam-me quando a partir de 1981 me inscrevi na então Liga de Amigos da Rádio Renascença e onde tive a possibilidade de dinamizar iniciativas e conhecer pessoas fantásticas. Os 75 anos que hoje se assinalam na vida da Emissora Católica Portuguesa são um motivo para todos nós festejarmos e, como diz o texto “continuar a acreditar em Portugal e num futuro melhor para o nosso país”. A todos : Conselho de Gerência, funcionários e colaboradores muitos parabéns e continuem o trabalho iniciado por Monsenhor Lopes da Cruz e anos mais tarde refletido nesta frase de D. António Ribeiro : ” A causa da Rádio Renascença é a causa da Igreja e é também a causa de Portugal”

Leave a Reply

%d bloggers like this: