RFM eleita pela 2ª vez consecutiva Marca de Confiança pelos portugueses

A RFM acaba de conquistar, pela 2ª vez consecutiva, o primeiro lugar na categoria de Estações de Rádio, no estudo Marcas de Confiança, agora apresentado pela revista Selecções Reader’s Digest e aumentou a sua pontuação para 31,1% dos votos (em 2011 obteve 27,4%). Este posicionamento revela que a rádio líder em Portugal é também aquela que mais Confiança inspira aos portugueses. Dos inquiridos, 76% recomendaria a RFM a outras pessoas.

 “O estudo das Selecções do Reader’s Digest pede aos inquiridos, através de uma pergunta aberta, que indiquem quais as suas marcas de confiança num vasto leque de produtos e serviços. Daqui resulta a nomeação pelos consumidores, de forma absolutamente espontânea, sem qualquer sugestão ou indução, das marcas que consideram merecedoras desse título. Este será porventura o maior reconhecimento a que uma marca pode aspirar”, assinala a directora de publicidade para a Europa das Selecções do Reader’s Digest, Maria do Carmo Diniz.

Para António Mendes, director de programação da RFM, o título de Marca de Confiança 2012 é “uma prova de um relacionamento forte, saudável e consistente que tem sido construído entre os ouvintes de rádio e a RFM. A equipa RFM sente-se lisonjeada com esta distinção.”

O inquérito é feito sob a forma de questão aberta, pedindo-se aos inquiridos para referirem, para cada categoria, a marca em que mais confiam. Também é requerida a valorização de 5 atributos, numa escala de 1 a 5: Qualidade, Relação custo/benefício, Imagem forte, Percepção das necessidades do cliente, Socialmente responsável. A RFM obteve em todos os atributos uma classificação superior a 4. Para Maria do Carmo Diniz “isto traduz, de facto, uma apreciação de excelência. A Imagem (4,21) e a Qualidade (4,17) são os parâmetros melhor cotados reflectindo claramente que a imagem da RFM está consubstanciada na qualidade.”

Em segundo lugar surge a Renascença, rádio também do grupo r/com, com 24% dos votos. A Rádio Comercial obteve 12,6% dos votos, a M80 7% e a Antena 1 regista 6,3% e a TSF 6,2%.

O estudo foi realizado através de um inquérito postal enviado aos assinantes das Selecções Reader’s Digest, em 15 países na Europa, entre 15 de Setembro e 30 de Novembro de 2011. A margem de erro do estudo é de 3,2%. Quer na selecção da amostra, quer nos questionários efectivamente respondidos, é feita a ponderação nas variáveis género e idade, correspondendo ao perfil da população portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *