Luís Torgal Ferreira, uma vida de serviço corajoso, profissional e crente

Faleceu ontem, dia 18 de Dezembro, o Dr. Luís Torgal Ferreira, desde 1974, membro do Conselho de Gerência do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia.

O Dr. Luís Torgal Ferreira, Advogado e antigo militante da Acção Católica, foi nomeado em Julho de 1974, pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, juntamente com o Cónego Gonçalves Pedro e o Engº Magalhães Crespo, para o Conselho de Gerência da Rádio Renascença, no período pós-25 de Abril, o momento mais conturbado que a Emissora Católica viveu. A sua competência jurídica, a sua exigência e a sua serenidade foram decisivas para o renascer da Rádio Renascença e do papel que veio a desempenhar, e desempenha, na sociedade portuguesa.

O Cónego João Aguiar Campos, Presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com, presta homenagem ao Dr. Torgal Ferreira e evidencia o seu papel na Renascença: “O seu nome está e ficará sempre ligado à história da Rádio Renascença, pois faz parte do grupo daqueles que, ultrapassando todas as dificuldades, fizeram desta instituição o que ela é: um meio de comunicação social indispensável à Igreja que está em Portugal e ao próprio país”.

Nelson Ribeiro, Director de Programação da Renascença destaca “o período do Verão Quente, durante o qual os estúdios e os emissores foram ocupados por elementos da extrema-esquerda, o que só terminou em Novembro de 1975, com o bombardeamento do centro emissor da Buraca. Foi, sem dúvida, um dos períodos mais importantes na história da Renascença e no qual Luís Torgal Ferreira assumiu um papel importante”.

Graça Franco, Directora de Informação da Renascença, lembra um homem que esteve na linha da frente da defesa do projecto Renascença, “guardo dele a memória, com saudade, de um cristão com uma noção clara da noção de serviço à igreja e à sociedade, uma noção que ele sempre colocou acima dos interesses próprios, que viveu uma cidadania activa sempre marcada por um grande amor à verdade e uma grande frontalidade de alguém que viveu o projecto Renascença como poucos e que tinha uma noção clara de como esta rádio deve estar ao serviço de um projecto humanista, fornecendo a cada momento a leitura cristã da realidade. Era um homem extremamente exigente nesta matéria, respeitava sempre a liberdade dos que trabalhavam com ele mas exigia uma enorme coerência na defesa deste projecto”, disse.

O Presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com deixa ainda um apelo aos colaboradores da Emissora Católica, para que no exemplo do Dr. Torgal Ferreira, todos saibam colher o entusiasmo de um serviço corajoso, profissional e crente.

O corpo do Dr. Luís Torgal Ferreira irá esta tarde, pelas 15 horas, para as capelas mortuárias da Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa; amanhã, pelas 14h30, celebra-se missa de corpo presente, saindo depois o funeral para o cemitério do Alto de São João. As exéquias serão presididas pelo seu irmão, D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Published by grupo r/com - renascença comunicação multimédia

A designação do Grupo, r/com, renascença comunicação multimédia, transmite a dinâmica das diferentes actividades das empresas que o compõem: rádios em FM e Onda Média, webradios, jornal online, sites na Web, webtv, comercialização, marketing, eventos, entretenimento, formação e responsabilidade social.

Leave a Reply

%d bloggers like this: