No ano da candidatura do Fado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, a Rádio Sim quer homenagear na sua 3ª Grande Gala fadistas e instrumentistas de diversas gerações e sensibilidades, que dedicam a sua vida a promover um símbolo chave da nossa identidade.
A Rádio SIM apresentou ontem, no Museu do Fado, a sua 3ª Grande Gala, que se realiza no próximo dia 8 de Outubro às 21h00, no Coliseu dos Recreios.
Aquela que será certamente a Grande Gala de Fado do ano vai reunir numa mesma noite e no mesmo palco nomes tão importantes como:
Ada de Castro / Ana Sofia Varela / António Pinto Basto
Camané / Celeste Rodrigues / Fábia Rebordão / Hélder Moutinho
Joana Amendoeira / João Braga / Jorge Fernando / José da Câmara
Maria Amélia Proença / Maria Armanda / Maria da Fé / Maria da Nazaré
Margarida Bessa / Nuno da Câmara Pereira / Ricardo Ribeiro
Rodrigo / Vicente da Câmara
Os fadistas serão acompanhados por José Luis Nobre Costa, Pedro Castro, Jaime Santos e Joel Pina. A apresentação do espectáculo estará a cargo dos animadores da Rádio SIM.
Depois de ter esgotado durante dois anos consecutivos o Teatro Tivoli, a Rádio SIM elegeu o Coliseu dos Recreios de Lisboa para acolher o espectáculo que assinala o seu aniversário e simultaneamente celebra a música portuguesa. Em apenas um mês, os bilhetes praticamente esgotaram, anunciou ontem Dina Isabel.
Na apresentação da Gala, a directora da Rádio Sim, Dina Isabel, explicou a ligação da rádio ao fado: “Este ano, mais do que nunca, o fado era incontornável. Se nos anos anteriores o fado teve sempre uma presença marcante nas Galas da Rádio Sim, não fazia sentido que, em ano de candidatura a património da UNESCO, não fosse o protagonista. Convidámos fadistas e instrumentistas de diversas gerações e sensibilidades para que esta fosse uma homenagem em grande. A juntar a isto tivemos o envolvimento da Comissão da Candidatura, da Câmara de Lisboa e do Museu do Fado, parceiros fundamentais. Estamos muito orgulhosos do leque de artistas que vão fazer desta noite, uma noite memorável. Vai ser de arrepiar!”.
José Luís Ramos Pinheiro (Administrador do Grupo r/com) destacou “a revitalização do Fado. Enquanto expressão mais pura da alma portuguesa o Fado passa de geração em geração e os artistas deste cartaz demonstram bem esta perspectiva intergeracional”.
Miguel Honrado, Presidente do Conselho de Administração da EGEAC saudou a iniciativa da Rádio Sim, num ano em que a CML elegeu a candidatura do Fado a Património da Humanidade como umas das grandes prioridades da política cultural da cidade”.
Sara Pereira (Directora do Museu do Fado e Membro da Candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade) elogiou o programa da Gala da Rádio Sim, e afirmou “é com muito gosto que estamos associados a este evento”.
A apresentação da 3ª Grande Gala da Rádio Sim contou ainda com a presença de alguns dos Fadistas que irão actuar no dia 8 de Outubro, no Coliseu dos Recreios: Rodrigo, Maria Armanda, António Pinto Basto, (Foto em anexo), Ada de Castro, entre outros.