O Fado nasceu um dia onde o vento mal bolia e o céu e o mar prolongavam, canta a nossa Amália e todos se inquietam com os versos de José Régio. Mas afinal onde nasceu o Fado? A doutrina divide-se e a Rádio SIM também não tem a resposta, mas sabe onde é que ele vai ser homenageado.
Dia 8 de Outubro no Teatro Tivoli, em plena Avenida da Liberdade, a canção nacional, nas suas duas variantes regionais mais conhecidas (Lisboa e Coimbra), vai ser um dos pratos fortes da 2ª Grande Gala da Rádio SIM, com início às 21h00.
António Pinto Basto, Argentina Santos, que acaba de assinalar 50 anos de carreira, Maria Armanda e Fernando Machado Soares (excelente representante do Fado de Coimbra) são as presenças que asseguram os momentos de Fado da 2ª Grande Gala Rádio SIM. Todos os fadistas serão acompanhados à viola por Francisco Gonçalves e à guitarra por António Parreira.
O cartaz desta Gala, conta ainda com as presenças de Carlos Guilherme, Carlos Mendes, Eduardo Nascimento, Lenita Gentil, Maria Amélia Canossa, Paulo Alexandre e Trio Odemira.
A apresentação estará a cargo das conhecidas vozes dos animadores da Rádio SIM, a rádio do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia, orientada para um público mais sénior e define-se por ser uma rádio sem pressa, com música dos anos 40 até à década de 70, com especial incidência na música portuguesa.
Com mais de 85.000 ouvintes diários (dados do último Bareme Junho 2010) a Rádio SIM tem revelado desde o início das suas emissões, em 2008, um crescimento sólido e sustentado privilegiando uma programação de proximidade e um olhar atento a todo o país, onde as suas emissões chegam em onda média e em FM.