“Memórias Africanas” é o nome do novo programa semanal da Rádio SIM que irá para o ar todos os sábados, entre as 15h00 e as 16h00. O autor do programa é o jornalista Paulo Salvador que mantém há largos meses uma relação de simpatia com esta nova rádio do Grupo Renascença, finalmente concretizada já a partir do próximo Sábado.
São fortes as raízes que ligam Paulo Salvador a África. Natural do Lubango, filho de pais angolanos, dedicou uma boa parte da sua vida a investigar o período colonial e a relação dos portugueses com África. Paulo Salvador tem vários livros editados com recordações de Angola.
Segundo a Directora de Antena da Rádio SIM, Dina Isabel, “sendo a Rádio Sim um projecto que se destina essencialmente a um público sénior, Paulo Salvador encontrou aqui um veículo privilegiado para tratar esta temática. Afinal qual é o português com mais de 55 anos que de uma forma ou de outra não tem referencias e ligações a África?”
Este Sábado, 7 de Fevereiro, o primeiro convidado de “Memórias Africanas” tem 95 anos e lembra-se da chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral a Lisboa. Ele e o seu irmão Raul foram os primeiros médicos a chegar ao Lubango. Ao longo de várias décadas este homem marcou a vida de muita gente que ainda hoje recorda com grande ternura o Dr. Farrica, de seu nome verdadeiro Emídio Fernandes.
Estão já confirmados os convidados dos próximos programas:
14 Fevereiro – João Maria Tudela, Moçambique
21 Fevereiro – Sara Chaves e Ondina Teixeira, Angola
28 de Fevereiro – Romão Félix, “Parafuso”, Moçambique
As memórias e intervenções dos ouvintes ajudam a tornar esta hora num espaço de doces recordações, conduzida por Paulo Salvador.
Mais informações em www.sim.pt
MEMÓRIAS AFRICANAS. RÁDIO SIM. SÁBADOS – 15H00